Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Monitorização eletrónica da higiene das mãos. Já lá chegámos?

As práticas de monitorização são um elemento crucial da promoção da higiene das mãos.
Esta monitorização é parte da estratégia de implementação multimodal da Organização Mundial de Saúde amplamente utilizada para melhorar a higiene das mãos.
Uma meta- a análise mostrou que o aumento da conformidade com a higiene das mãos e a redução da infecção associada aos cuidados de saúde (HAI) são significativamente maiores quando todos os elementos da estratégia multimodal são aplicados em conjunto. Essa característica única é refletida nas diretrizes recentemente publicadas da OMS sobre os componentes principais dos programas de prevenção e controlo de infecções.
A ideia de monitorização automatizado da higiene das mãos existe há vários anos. No entanto, ainda não revolucionou a higiene das mãos, mas podem trazer um valioso contributo para a monitorização.
A melhoria da higiene das mãos requer mudanças comportamentais, facilitadas por uma estratégia multimodal, da qual a monitorização é apenas um dos diferentes componentes.
A observação direta produz dados de desempenho que permitem adaptar e melhorar o plano de ação de implementação de higiene das mãos. 
Atualmente pode-se monitorizar a conformidade da higiene das mãos (número de ações de higiene das mãos realizadas quando existe uma oportunidade dividida pelo número de oportunidades de higiene das mãos), o consumo de solução antissética de base alcoólica (SABA) e a qualidade da ação de higiene das mãos observada. 
Os sistemas de monitorização automatizado podem monitorizar com precisão a frequência e o volume do uso de SABA e estimando o número esperado de ações de higiene das mãos em um cenário de 100% de conformidade com os "5 Momentos para Higiene das Mãos". Também existem outros sistemas incorporados nos dispensadores com monitorizam o movimento de entrada e saída do quarto.
Apesar desses e de outros avanços emocionantes, deve-se ter em mente que nenhum dos sistemas disponíveis hoje é capaz de fornecer dados de conformidade de higiene das mãos, simplesmente porque é quase impossível para um sistema automatizado detetar com precisão as oportunidades de higiene das mãos. Uma oportunidade ocorre quando uma ação de higiene das mãos potencialmente interrompe a transmissão cruzada de microorganismos através das mãos dos profissionais de saúde.
A transmissão cruzada é potencialmente evitada por uma mão ação de higiene quando os profissionais de saúde tocam sequencialmente no ambiente de prestação de cuidados de saúde e no doente, ou vice-versa (momentos 1, 4 e 5), quando as mãos dos profissionais tocam num sitio estéril (momento 2) ou depois das mãos dos profissionais tocarem em uma zona do corpo contaminado (momento 3). Assim, todos os "5 Momentos para Higiene das Mãos" são importantes para evitar a transmissão cruzada entre doentes/utentes, a inoculação de microorganismos em locais críticos e para proteger os profissionais de saúde.

Assim, os dispositivos de monitorização automatizado da higiene das mãos podem fornecer dados contínuos, lembretes e comentários em tempo real e análise automática de dados e, em última análise, podem economizar recursos humanos. No entanto, não é um fim em si mas um elemento de uma estratégia multimodal. Ele fornece um indicador de resultado que reflete o comportamento dos profissionais de saúde e melhora a compreensão e as práticas de higiene das mãos. 
Os sistemas electrónicos podem constituir uma ferramenta promissora para melhorar ainda mais a higiene das mãos e a segurança do doente quando integrada numa abordagem multimodal mais ampla.

Sem comentários:

Enviar um comentário